Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/234

Wikisource, a biblioteca livre
226
CHELICUT.


ciou sua marcha contra o inimigo. Suas forças, nesta ocasião, contavam come 30 mil homens, entre os quais se pode contar cerca de mil cavaleiros e mais de oito mil soldados armados com mosquetes. Este pode ser considerado o maior exército criado em muitos anos no país; o objetivo que tinha em vista era repelir uma das mais formidáveis invasões dos Galla já empreendidas contra a Abissínia. Gojee, o chefe que liderou essa incursão, foi considerado o maior jagona (ou guerreiro) de sua época; possuindo toda a habilidade em batalha pela qual Ras Michael era famoso, e até excedendo-o em ferocidade. Este chefe foi descendente em linha direta do Guanguol, mencionado pelo Sr. Bruce (sendo filho de Alli Gaz, filho de Alli que era filho de Guanguol). O país que ele governa se estende desde as fronteiras do Nilo em Gojam, até o sopé das montanhas de Lasta; e sua força foi computada na presente ocasião para atingir mais de quarenta mil Galla.
O primeiro dia de acampamento do exército abissínio (12 de janeiro) aconteceu em Ivertoo, distante apenas seis milhas de Antálo, e ali ficou durante todo o domingo, um costume geral que prevalecia entre os abissínios para evitar, se possível, marchar naquele dia. No dia 14, chegaram a Bét Mariam e, no dia 15, acamparam em Wojjerat; quando as notícias de sua aproximação chegaram a Gojee, que se retirou para o coração das montanhas de Lasta.
O dia 17 os levou para o lado do lago Ashangee, onde foram dadas ordens gerais para "queimar, saquear e destruir". No dia 18, eles chegaram ao distrito de Wōfila e, no dia seguinte, pararam em Lāt, no topo de uma alta montanha em Lasta: aqui o Ras enviou dois Alikas com dois mosquetes cada, sob as ordens de Fit-Aurari Amlac, que atacaram a retaguarda das tropas de Gojee e mataram dois Galla. Na segunda-feira, 21, o exército fez uma marcha forçada na esperança de ultrapassar Gojee, que fugia às pressas, ansioso para evitar de lutar nas colinas; pois a principal arma dos Galla era sua cavalaria. À noite, os abissínios acampavam perto de Senaré. No dia 22, juntaram-se ao exercito algumas tropas de Lasta sob o comando de Sanuda