Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/174

Wikisource, a biblioteca livre

Muitos homens ganham a opinião pública praticando o mesmo que a faz perder aos outros.

O governo que abandonar a lei e esquecer a justiça, para correr após a opinião pública, atravessará uma eternidade sem encontrar o ponto que busca.

Um bom preceptor de rei é metal de preço sublimado: é a ele que as nações devem abençoar ou maldizer, porque são os que formam os corações de seus pupilos.


A humildade é uma das primeiras virtudes, quando emana do coração; mas há homens que afetando humildade com aqueles de quem dependem, esperam o momento de alcançarem o que desejam para se erguerem orgulhosos, como a víbora, que se oculta entre as flores, para tornar mais certo o seu golpe.

Aqueles que nos dizem que os homens devem ser iguais, falam dos outros e não de si; a igualdade desses políticos se limita às pessoas que lhe são superiores, e nunca às que ficam meia polegada abaixo da sua situação.

O valido raras vezes se retira com sentimentos dos homens de bem; muito poucos são os que no teatro de sua glória lembram que são pó, e que para o pó hão de tornar.

Não há honras que possam pagar ao soldado as fadigas da guerra.

O homem taciturno infunde melancolia nas pessoas da sua sociedade.

Raras vezes o homem ocioso deixa de ser vicioso.

Pouco sobreviveu a ilustre brasileira à publicação das suas Sentenças. Um ano, depois, a filosofinha expirava nos braços de seu inconsolável pai.