Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/199

Wikisource, a biblioteca livre

geral e corregedor da comarca do Rio das Mortes, com o escrivão de seu cargo, e o meirinho-mor, e exigir dela o juramento para que declarasse os bens que houvesse do seu casal, sob pena de perjúrio e das que incorrem os que subnegam bens a inventário, e para logo procedeu o seqüestro e real apreensão.

Toda aquela grande fortuna acumulada com o trabalho suado de tantos anos e que ainda não estava consolidada, pois haviam dívidas a solver, foi fazer parte do acervo amontoado pelo fisco na penhora dos bens dos implicados.

Dona Bárbara Heliodora submeteu-se ao despotismo colonial. Entregou todos os bens de sua suntuosa casa, sua pesada baixela de prata, as jóias que recebera de seus pais, e de seu marido, e até uma caixinha de rapé que tinha o seu retrato circulado de pedras preciosas.

Dous dias depois requeria ela que achava-se casada com a carta de metade, que de seu matrimônio existiam filhos e que sendo na forma das leis do Reino em todo e qualquer caso livre a meia ação da mulher, se procedesse antes do seqüestro o inventário e partilha para se saber o que pertencia da meia ação a cada um, e na parte que tocasse a seu marido se procedesse o seqüestro, ficando a parte dela livre e desembaraçada.

O seu requerimento foi atendido; procedeu-se na forma da lei, e assim pôde ela amparar a miséria de seus filhos e preparar-se um futuro menos acerbo.