Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
20
CA

morte. Era tambem paleographo honorario do archivo publico; membro da sociedade dos antiquarias do Norte de Copenhague e de varias associações ue letras; cavalleiro da ordem portugueza de N. S. da Conceição de Villa Viçosa e da honrosissima ordem dos Serafins, da Suecia, a qual somente conta de trinta e um membros e apenas oito estrangeiros. Deste sabio hellenista e archeologo, nascido para as investigações eruditas e dotado pela Providencia com o instincto de savant, como diz o Barão de Ramiz, acham-se circumstanciadas noticias no « Estudo biographico », que o mesmo Barão escreveu e constitue o vol. 12° dos annaes da bibliotheca nacional do Rio de Janeiro, de 521 pags. in-4°. Das obras ahi mencionadas, escriptas umas em França, e outras no Brazil, citarei as seguintes:

Une estatue d'Heraclite: memoria em solução de, um problema archeologico, 1832 — Tinha o autor 14 annos de idade!

Ænigmatis, grece scripti, nova interpretatio — Foi publicada na Minerva Brazileira, val. 3°, 1844, n. I, com 27 notas.

Clitodeme biographie — Na biographie universelle ancienne et moderne, vol. 61°, Paris. 1837.

Notice biographique sur Duris, historien et tiran de Samos — Vem, como outros escriptos, nos citados Annaes. pags. 301 a 310. Foi escripta para a biogrilphia universal e não foi publicada, talvez por ser extensa e ir além do programma geral do livro, sendo por este motivo que o autor não apresentou outros artigos, de que se encontraram notas interessantes entre seus papeis.

Vocabulaire neo-zelandais — Nos Nouvelles Annales des Voyages, tomo Iº, 1842, pags. 192 a 204, sob o pseudonymo de Guido Malatesta.

Discurso em acção de graças pela entrada do santo padre Pio IX em Roma. 1850 — O mosteiro de S. Bento não teve um orador que podesse preparar um discurso para o Te-Deum celebrado logo que teve a noticia do facto occorrido em Roma, e então fr. Camillo escreveu esse trabalho em francez, que foi traduzido e recitado por fr. J. da P. Franco. Acha-se no citado Estudo biographico, pag. 350 e segs.

Lições de geographia antiga — No dito livro, pags. 354 a 374. E' parte de uma obra escripta para seus alumnos. Ali tambem se acha o seu programma do curso da aula para o anno de 1853, à pags. 94 e 95, o qual fui desenvolvido á risca.

Parecer sobre o Manual de historia geral contemporanea dos Srs. Barão de Tbautphœus e bacharel Gonçalves da Silva — idem, pags. 376 a 380.