Página:Urupês (1919).pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre
— 96 —

da das tres creaturas corria-lhes na toada mansa a que se dá o nome de felicidade.

Foi quando cahiu de cama o pae de Elesbão, doente de velhice. Mandou chamar o filho e disse-lhe com voz de quem está com um pé na cova.

— Meu filho, abra os olhos com a Póca.

— Porque fala assim, meu pae?

O velho ouvira o zumzum da má vida; vacillava, entretanto, em abrir os olhos ao infeliz enpulhado. Correu a mão tremula pela cabeça do filho, afagou-a, e morreu sem mais palavra. Sempre fora amigo de reticencias, o bom velho...


Elesbão regressou ao sitio com aquelle aviso a verrumar-lhe os miolos. Passou dias pensando nelle e acastellando hypotheses, de cara amarrada.

Vendo o marido assim demudado, casmurro, de prazenteiro que era, Rosa cabiu em guarda. Chamou de parte o Ruço e disse:

— Lesbão des'que morreu o pae anda a mo' que hervado. Mas não é sentimento, não. Elle desconfia !... A's vezes pega de olhar para mim d'um geito exquesito que até me gêa o coração.

Manoel segurou o queixo e reflectiu. Continuar naquella vida era arriscado. Ir-se. peior; nada possuia de seu, e trabalhar para outrem não era com elle. Se Elesbão morresse...

Não se sabe se houve concerto entre os amasios. Mas Elesbão morreu. E como! Certa vez, de volta da villa proxima, ali pelo escurecer, caiu de borco na Volta Fria, foiçado barbaramente na nuca. Descobriram o cadaver pela manhã, bem rente ao mata-pau.