Página:Urupês (1919).pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre


Boccatorta



S fidelissimos portuguezes do seculo 15 legaram aos mundos descobertos o vezo de attribuir aos santos uma tarefa onomastica algo destoante das funcções da côrte celeste. De principio eram as terras recem-pisadas, e com ellas ilhas, golfos, praias, montanhas e o mais respectivo a relovos geographicos que tomavam nomes tirados do alto.

As cidades incipientes se foram, depois, nas mesmas aguas e com ellas ruas, becos infectos, padarias, bodegas, botequins e outras bain'cas onde se furta no peso.

Não parou ahi a mania. Desceu pelas miudezas domesticas abaixo até alcançar o porretinho de guatambu' assado ao fogo, o qual virou S. Benedicto, e o arção das seilas que inda é hoje Santo Antonio.

Isto, no fundo, talvez commova de lagrimas o calendario: mas não deixa bem airados os santos varões. Não valeu a pena ao primeiro padecer martyrios beatificatorios para de descer á terra transfeito em lenho, e andar por ahi nos disturbios a empolar gallos no coruto dos espancados. Nem ao segundo operar o milagre dos peixes para desfechar afinal