Página:Urupês (1919).pdf/141

Wikisource, a biblioteca livre
— 136 —

Sysipho, ha de permeio entre o ir e vir a má digestão do jantar requentado e a noite mal dormida e assim um mez, um anno, dois, tres, cinco, emquanto lhe restarem a elle nadegas. e ao sendeiro lombo.

Quando cruza um viandante a jornadear, morde-o a inveja: aquelle breve "chegará", ao passo que para o estafeta tal verbo é uma irrisão ironica. Mal apeia, derreado, com o coranchim em fogo, ao fim dos trinta e seis mil metros da caminheira, comido o máo feijão, dormida a má somneca, a aurora do dia seguinte estira-lhe á frente, á guiza de "bons dias" os mesmos maldictos trinta e seis mil metros da vespera, agora espichados ao contrario...

Breve, o animal pisado dá de si, fraqueia. Já os topes galga o cavalleiro a pé. Não possue meios de adquirir outra montada. O ordenado vae-se-lhe em milho e "rapador" para a ali-maria, agua de sal para os semicupios e mais remedios ás pizaduras de ambos, cavalgante e cavalgado. Não sobeja sequer para roupa.

Dá-lhe o Estado — o mesmo que custeia enxundiosas tatoranas burocraticas a conto, e baitacas parlamentares a cem mil réis por dia — dá-lhe o generoso e nababesco Estado... cem mil réis mensaes. Quer dizer "um real" por cada nove braças de tormento. Com um vintem paga-lhe 330 metros de supplicio. Vem a sair um kilometro de martyrio por 60 réis. Dôr mais barata é impossivel.

O estafetado entra a definhar de canceira e fome. Vão-se-lhe as carnes, as bochechas encovam, as pernas viram parenthesis dentro dos quaes móra o ventre do rocim desventurado.

Além das calamidades physiologicas, eco-