Página:Urupês (1919).pdf/143

Wikisource, a biblioteca livre
— 138 —

uma chaga viva; as costellas um ripado. Caricaturas contristadoras do nobre "Equus", um dia rebentam exhaustas, de fome, a meio da viagem.

O estafeta toma nas costas os arreios, a mala, e conclue a caminheira a pé. Como, porém, nesse dia chega fóra de horas, o agente do correio officia ao centro sobre a "irregularidade". O centro move-se; faz correr um papelorio alravez de varias salas onde, commodamente espapaçada em poltronas caras. a burocracia gorda palestra sobre espiões allemães. Depois de demorada viagem o papelorio chega ao gabinete onde impa á secretaria de embuia, fumegando um charuto "apprehendido", um sujeito de boas carnes e optimas cores.

Este vence 800.000 réis por mez, é filho d'algo, é cunhado, sogro ou genro d'algo, entra ás 11 e sáe ás 3 com uma folga de permeio para o chocolate no café da esquina. O canastrão corre os olhos mortiços de lombeira por sobre o papel e grunhe:

— Estes estafetas! Que malandros!

E assigna a demissão d'aquelle a bem do serviço publico.

Quando não acontece isso acontece peior. Certa vez o agente do correio d'uma cidadesinha paulista officiou ao centro queixando-se do estafeta. O centro respondeu autorisando-o a punir com severidade o faltoso. O nosso agente medita longamente sobre o caso: depois, mostrando o officio ao desgraçado. e com muita dor de coração, férra-lhe, em nome do Governo. a maior sóva de chicote de que ha memoria no lugar. Em seguida officia ao centro dando conta do cabal desempenho da missão e declarando que o serviço ficaria interrompido por uns quinze dias, vis-