Página:Urupês (1919).pdf/146

Wikisource, a biblioteca livre
— 141 —

Emquanto arrumava o topete os freguezes surrupiavam-lhe os mata-bichos; e nas cavaqueiras politicas os correligionarios, de passo que expelliam diatribes contra os Zés de cima, sorviam capilés refrescantes e mascavam bolinhos de peixe á conta da victoria futura.

Além do topete tinha Biriba o sestro do "sim senhor" alçado ás funcções de virgula, ponto e virgula, dois pontos e ponto final de todas as parvoiçadas emittidas pelo parceiro: e ás vezes, pelo habito, quando o freguez parando de falar entrava a comer, continuava Biriba escandindo a "sim senhores" a mastigação do bolinho filado.

Ao tempo da quéda do outro e subida da sua gente, andava reduzido á conspicua posição de phosphoro eleitoral.

No pleito trabalhou como nenhum; deram-lhe os chefes as peiores missões, — acuar eleitores tabareus embibocados nos socavões das serras, negociar-lhes a consciencia, debater preço de votos, barganhal-os com eguas lazarentas, e provar aos desconfiados, com argumentos de cochicho ao ouvido, que "o governo estava com elles".

Após a victoria sentiu Biriba, pela primeira vez na vida, um gozo integral de coração, cabeça e estomago.

Vencer! Oh nectar! Oh ambrosia!

Biriba regalou as visceras com o petisco dos deuses. Até que emfim os negrores de sua vida miseravel alvorejavam em aurora. Comer á farta, serrar de cima... Delicias da vida!

Que lhe daria o chefe?

No antegozo da pepineira imminente, viveu a rebolar-se em camas de rosas, até que rebentou a sua nomeação para o cargo de estafeta. Sem quéda para aquillo, quiz reluctar, pedir mais; entretanto, na conferencia