Página:Urupês (1919).pdf/150

Wikisource, a biblioteca livre
— 145 —

Lazarento como elles só o Cunegundes. Era este Cunegundes um cachorro sem dono, coberto de sarna, que perambulava atôa pela cidade a fugir das moscas e dos pontapés. Pois não mudaram o nome de Cunegundes para Biribinha? Cachorrada!

Não tardou viesse o governo dar sua vollinha ao torniquete, cortando dez mil réis no ordenado dos estafetas, para salvar-se em certa occasião de apuros financeiros. E salvou-se, esta é que é.

Roupa no fio. A' entrada das chuvas uma alma caridosa presenteou Biriba com uma velha capa de borracha; mas no primeiro aguaceiro verificou o presenteado que a tal capa vasava como peneira, de modo a peiorar a sua situação com a sobrecarga d'um pannejamento absorvedor le varios litros d'agua.

Biriba, perdida a paciencia, murmurou:

Ai! Soube-o logo o chefe, e chamou-o a contas.

— Então é certo que o senhor me anda arrenegando do emprego que lhe demos? Queria acaso ser eleito senador ou vice-presidente? Um pedaço de porcalhão que andava ahi lambendo embira, morre não morre de fome, passa, por generosidade nossa, a occupar um cargo federal, com direito a aposentadoria, ordenado relativamente bom... (aqui Biriba tossiu um "sim senhor")... encontra todas as facilidades, recebe um bom animal, e ainda se queixa? Que quer, então, Vossa Excellencia?

Biriba entumeceu-se de coragem e declarou querer uma coisa só: a demissão. Estava doente, surradissimo, ameaçado de perder a egua e as adegas de um momento para outro. Queria mudar de vida .

Muda-se, então, de vida assim, do pé pa-