Página:Urupês (1919).pdf/176

Wikisource, a biblioteca livre
— 171 —

toucinho, as gamellas reeditam-se dentro seu caco sob a fórma de idéas: são as noções praticas da vida, que recebeu do pae e que intactas, transmittirá aos filhos.

O sentimento de patria lhe é desconhecido. Não tem sequer a noção do paiz. Sabe que o mundo é grande, que ha sempre terras para adiante, que muito longe está a côrte com graudos e mais distante ainda a Bahia, donde chegam bahianos pernosticos, e cocos. Perguntem ao Geca quem é o presidente da Rpublica.

— O homem que manda em nós todos?

— Sim.

— Pois de certo que ha de ser o imperador.

Em materia de civismo não sobe ponto, antes desce.

— Havendo uma guerra você vae defender o paiz?

— Guerra? T'esconjuro! Meu pae vive afundado no matto p'r'a mais de cinco anos por causa da guerra grande. Eu, para escapar do "reculutamento" sou até capaz cortar um dedo, como o meu tio Lourenço.

Guerra, defeza nacional, acção administrativa, tudo quanto cheira a governo resume-se para o caboclo numa palavra apavorante "reculutamento". Quando, em começos da Presidencia Ineffavel, andou na balha um recenseamento esquecido a Offenbach, o caboclo tremeu, e entrou a casar em chusma. Aqui "havéra de ser reculutamento" e os casados na voz corrente, escapavam á redada.

A sua medicina corre parelhas com o civismo e a mobilia, em qualidade. Quantitativamente, assombra. Da noite cerebral pyrilarpejam-lhe apozemas, cerotos, arrobes e electuarios escapos á sagacidade comica de Ma