Página:Urupês (1919).pdf/50

Wikisource, a biblioteca livre
— 45 —

dizia nomes á mãe, além de muitas outras coisas proprias de homem.

Uma serigaita americana, em viajem de descoberta ao Brasil, notou em livro de impressões que os meninos da roça pitavam, usavam grandes facas na cintura e tinham ares de pequenos facinoras, o que sobremodo a arrepiava de terror.

Excellente senhora!

A observação não passou sem rebate. Um padre hespanhol, amigo do paiz, publicou no Rio um folheto desaggravando a dignidade nacional, a honra da patria e mais coisas offendidas pelos aleives da americana.

Excellente amigo!

Eu, de mim, fico neutro ; não juro nem pela "Miss", nem pelo reverendo. Só affirmo que Pernambi com sete annos pitava, usava lapeana e bebia cachaça, invencionice a que se não atreveu a calumniosa detractora.

Do outro lado tudo corria pelo inverso. Commedido na pinga, Pedro Porunga casára com mulher sensata que lhe dera seis "familias", tudo homem.

Era natural que prosperasse, com tanta gente no eito. Plantava, porisso, tres alqueires de milho, tinha dois monjolos, moenda, sua mandioquinha, sua canna, além d'uma egua cheia e duas porcas de cria.

Caçava com espingarda de dois canos, "imitação de Laporte", boa de chumbo como não havia outra.

Morava em casa nova, bem colmada de sapé de boa lua, aparado a linha, com mestria, no beiral; os esteios e portaes eram de madeira lavrada, e as paredes rebocadas a mão por dentro, coisa muito fina.

Já o Nunes, pobre do Nunes! não punha na terra nem alqueire de semente.