Página:Urupês (1919).pdf/76

Wikisource, a biblioteca livre
— 71 —

barbicha e no annel do dedo. Fóra d'ahi, que cavallo!

— E que topete! accrescentava outro. Presumido e pomadista como não ha segundo. Não diz humores, ou syphilis: é mal luetico. Eu o que queria era pilhal-o n'uma confererrcia, para escachar...

O pae, já viuvo então, esse babava-se d'orgulho. Filho medico, e ainda por cima destabocado e bem falante com aquelle... Era de moer d'inveja aos mais. Enlevava-o sobretudo o seu modo alcandorado de exprimir-se. Revia-se no filho, o coronel...

— A terminologia inteira da sciencia allopatha, coisas em grego e latim, circunvolve n'aquella cabecinha, disse uma vez ao vigario, que olhou de revez por cima dos oculos, áquelle mirifico circumvolve.

E assim corria o tempo, entre diatribes das duas sciencias, a moça e a velha, com entremeios dos bellos vocabulos que o coronel nunca perdía de embrechar no phraseado.


Entrementes adoeceu o major Mendanha, capitalista aposentado com trezentas apolices federaes de conto, o Rockfeller de Itaóca. Deu-lhe uma subita afflicção, uma canceira, e a mulher alvoroçou-se.

— Não é nada, isto passa — acalmou elle.

— Passará ou não; o melhor é chamar um medico.

— Qual medico! Isto é nada.

Não era tão nada assim, como pretendia. A' noite aggravou-se-lhe o mal estar, e o velho, apprehensivo, cedeu ás instancias da esposa. Chamar a qual delles, porém?

— Pois o Moura, disse a mulher, para quem o da sua confiança era este Moura.

— Deus me livre, — retrucou o marido. —