Página:Urupês (1919).pdf/80

Wikisource, a biblioteca livre
— 75 —

Queria dinheiro, porque o dinheiro dar-lhe-ia Paris com Yvonne de lambugem. Ora o major tinha 300 apolices... Dependia pois da sua artimanha malabarisar aquelle figado, aquelle coração, aquellas palavras gregas e, n'um prestidigitar manhoso, reduzir tudo a uns tantos contos de réis bem soantes.

A carta desse mez dizia á francezinha:

— Os negocios melhoraram. Estou mettido em uma empreza que se me afigura rendosa. Sahindo tudo a contento, tenho esperanças de inda este anno beijar-te sob a luz da terna confluente dos nossos olhares...


O velho peiorou com a medicação. Injecções hypodermicas, capsulas, pilulas, poções, não houve therapeutica que se não experimentasse nelle desastrosamente.

— E' mais grave o caso do que eu suppunha — disse o doutor á mulher — e os escrupulos do meu sacerdocio aconselham-me a pedir conferencia medica. Os collegas da terra são o que a senhora sabe; entretanto, submetto-me a ouvil-os.

— Não, doutor, Mendanha não quer ouvir falar nos seus collegas; só tem confiança no doutor Ignacio Gama.

— Nesse caso...

Ignacinho voltou para casa esfregando as mãos. Estava só em campo, com todos os ventos favoraveis. Paris corria-lhe ao encontro.

Mau grado seu, na semana seguinte, inesperadamente, o raio do major apresentou meIhoras. Sarava, o patife! A Ignacio palpitou que com mais uma quinzena d'aquella arribação o homem se punha de pé. Fez os calculos: trinta visitas, trinta injecções e tal e tal: tres contos. Uma miseria. Se morresse,