A Esperança Vol. I/Dedicatória

Wikisource, a biblioteca livre
A Esperança
 
Semanario de recreio litterario
 
Dedicado ás damas



 
Duas palavras
 
 

Ha pouco quem conheça bem o trabalho, os desgostos e, sobretudo, o desalento que trazem quasi sempre comsigo estas publicações litterarias, n'um paiz onde se galardoa tão mal os exforços de quem sacrifica, muitas vezes, o interesse, que podia provir-lhe de outra qualquer occupação, á ideia generosa de diffundir conhecimentos, enflorando horas d'ocio com uma leitura barata.

D'ordinario os indifferentes pelas cousas uteis são em numero crescido, e nem a outra cause se póde attribuir a vida ephemera que têem em portugal os jornaes como a Esperança.

Apesar porém de todos esses obstaculos que emprevistamente se levantam diante d'estas empresas, os editores da Esperança. confiam em que lhes será auxilio a vontade, que manifestam assim, de apresentar n'esta cidade um jornal litterario e scientifico, bem redigido e d'um modestissimo preço, e os nomes dos principaes collaboradores do seu periodico, nomes que já recommendam com a propria authoridade, a publicação onde apparecem.

Este jornal é para todos. Nem póde envergonhal-o a companhia, quando o artista o deixe sobre a meza do trabalho, entre os utensilios do seu officio, nem atemorisal-o quando o homem de lettras o confunda com os seus livros e os seus papeis, nem enchel-o de acanhamento quando a senhora intelligente e instruida o perfume com os aromas do seu boudoir, guardando-o entre as joias do toilette e as joias do coração... que são as mais preciosas.

A Esperança nasceu d'uma ideia justa, e louvavel, por isso mesmo ella aspira a muito e oxalá que o positivismo das cousas d'este mundo lhe não desfaça com um sopro as aspirações e os desejos.

Quaes esses desejos e aspirações não é ainda tempo de dizel-o; nem se fazem promessas aqui, porque ha receios de não poder satisfazel-as depois.

O futuro só decidirá se a Esperança merece ou não a confiança que os seus assignantes depositam nas pessoas a quem está encumbida a collaboração do jornal.

Os editores appellam, pois, para o futuro.

 

Esta página contém uma imagem. É necessário extraí-la e inserir o novo arquivo no lugar deste aviso.