Carta de guia de casados/Jôgo

Wikisource, a biblioteca livre

XXXIX


Jôgo


O jôgo em todos os estados é ruim ofício, se é ofício, quando não passe de ocupação cortesã, e que anda anexa à ociosidade dos poderosos.

Eu viera fàcilmente em que se jogara o lícito, se eu soubera medir até onde era lícito o jôgo ; mas ainda acho maior dificuldade em poder ter mão nas rédeas da cólera ou ambição daqueles que jogam ; afectos, que jàmais se enfreiam. Sôbre uma muito pequena causa se arma uma porfia, e sôbre ela uma perda de honra, ou de vida ; porque os homens já não fazem motivo da quantidade da perda, senão da qualidade da dúvida.

São tantos os exemplos, que não há para que provar os danos do jôgo. Olhem-se as lágrimas ; escutem-se as tragédias. Era dito de um discreto, que vinho, jôgo, e tabaco se deviam de vender nas boticas como mêzinha.

O solteiro, se joga, joga o seu, ainda quando dermos que é seu isso que joga. O casado joga o que é alheio, porque êle não tem em sua família mais de um quinhão ; e respectivamente tem ali outros a mulher, os filhos, e os criados. ¿ Logo como pode com justiça aventurar, contratar, e perder o alheio ?

Tinha um senhor, mui inclinado a jôgo, uma filha muito querida. Começou a perder dinheiro, jóias, alfaias, que ia mandando buscar a sua casa, e eram tôdas gran parte do dote daquela sua filha. Ela afligida, e queixosa justamente, tomou seus criados, e foi-se onde êle jogava : viu-a o pai, e com grande sobressalto lhe perguntou que queria dêle em tal logar ? Respondeu-lhe : Venho, senhor, a que V. S. me jogue também, e que me perca ; porque, assim como assim, ¿ eu para que valho já em casa sem o que V. S. tirou dela?

Um, que gabava o jôgo, chamava-lhe escola da paciência. Fôra-o, se nela se aprendesse como se gasta. A êste fim considero em muitas vezes a servidão de um taful ; a que não acabo de dar saída ; porque quando vejo que, se contra um dêstes se dá uma sentença de vinte mil réis pronunciada por um juiz, e confirmada por três, alega dúvidas, põe encargos, mete tempo em meio, e ainda no fim de todo, ou não paga, ou se queixa ; e logo naquele maior demanda do jôgo os vejo tam obedientes, que porque sota de ouros veio primeiro que seis de espadas, lhe levam sua fazenda, e o dá por bem julgado : confesso a v. m. que, quando tal vejo, não sei filosofar em qual seja a causa desta temperança à vista daquela demasia.

Acabarei de falar no jôgo com uma bem grande galantaria dum dos nossos antigos cortesãos. Dizia êste, que três bens desejava a seus inimigos para se vêr vingado dêles : pedir, mas que lhe dessem ; pleitear, mas que vencessem ; jogar, mas que ganhassem.