Likutey Moharan/Parte 1/Torá 53

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 53


Seção 1

Em geral, a capacidade de ter filhos depende do heh, no aspecto de “Heh (aqui) você tem semente” (Gênesis 47:23). Assim, Avraham e Sarah não tiveram filhos até atingirem este heh. & lt; Como os Sábios, de abençoada memória, ensinaram: Avram não poderia gerar descendentes, mas Avraham poderia gerar descendentes (Bereishit Rabbah 44:10). & gt; Isso ocorre porque a capacidade de ter filhos vem essencialmente por meio da data, no aspecto de “Adão conheceu sua esposa” (Gênesis 4:25). Portanto, “uma criança não pode gerar descendência” (Sinédrio 68b), & lt; porque ela não tem daat que seja inteira & gt ;. E a essência do daat é que ele faz uso de seu daat - ou seja, ele converte seu intelecto de potencial para real. Pois uma criança também tem daat, mas a daat de uma criança ainda está em potentia e não actus, porque ela não fez uso de sua daat e não a converteu de potencial em real. No entanto, alguém cujo daat é íntegro - porque ele o converteu de potencial em real, e atingiu com seu daat aquilo que é possível para a mente humana atingir com seu daat - ele está então perto do daat do Santo, e não há diferença entre a daat humana e a daat de Deus além de cinco coisas, conforme é trazido. Então seu daat se nutre do daat de Deus, que é o aspecto de heh, e ele pode então gerar uma prole.

Seção 2

2. A única maneira de uma pessoa completar seu daat, de modo que seu daat seja íntegro, é por meio de seu envolvimento ativo com as pessoas para aproximá-las do serviço de Deus. Por meio disso, seu daat se torna inteiro. Pois eles afiam seu daat, no aspecto de “mas dos meus alunos, mais do que todos eles” (Makkot 10a). Isto é o a razão pela qual os alunos são chamados de filhos, pois através deles vem a capacidade de ter filhos. É por isso que Avraham e Sarah fizeram tanto esforço para recrutar convertidos, porque através disso eles completaram sua data e se aproximaram deste heh - ou seja, da data de Deus - e assim mereceram ter filhos. Pois por meio dos convertidos, seu daat se expandiu, no aspecto de "mas de meus alunos, mais do que todos eles." Mas alguém cujo daat não é inteiro, de modo que ele está longe & lt; uniforme & gt; do daat humano, e certamente do daat de Deus, que é o aspecto de heh, ele está & lt; no aspecto de & gt; uma criança e não pode ter filhos. Esta é a razão pela qual os tsadikim trabalham tanto e correm atrás das pessoas para aproximá-las de servir a Deus. Isso não é para aumentar sua [própria] glória, Deus me livre, mas para completar seu daat, no aspecto de "mas de meus alunos, mais do que todos eles." É por isso que os tzaddikim têm o poder de conceder providência especial às mulheres estéreis, pois elas estão inteiras em daat e próximas ao Daat Superior, de modo que não há nada separando sua daat da daat de Deus, exceto cinco coisas, como explicado acima . E cinco coisas - esta é a data de Deus, da qual vem a capacidade de ter filhos. Esta é a explicação de: Três coisas ampliam a data de um homem - uma bela esposa, uma [bela] casa e [bela] mobília (Berakhot 57b). uma esposa— Ou seja, o corpóreo, & lt; que é & gt; chamada de “esposa”. Uma pessoa deve ser temperada em sua corporeidade, com um temperamento equilibrado, de modo que seja adequada para receber intelecto. uma bela casa - Este é o temor de Deus. Como no ensinamento [dos Sábios]: Ai daquele que não tem casa (Shabat 31b). Pois uma pessoa deve garantir que seu temor a Deus preceda sua sabedoria. e belos móveis - Esses são alunos adequados para receber dele. Quando um homem tem todos esses elementos preparatórios, & lt; eles ampliam seu daat - ou seja, seu daat torna-se inteiro, conforme explicado acima & gt ;.

Seção 3

3. Agora, estas são as cinco coisas que distinguem Seu daat de nosso daat: A primeira é que com um único conhecimento, Ele sabe muitas coisas, e não há multiplicidade em Seu daat. A segunda é que Ele conhece as coisas antes que elas ocorram, mesmo quando são totalmente inexistentes. A terceira é que Seu daat abrange coisas que são infinitas. A quarta é que Seu daat nunca passa por uma mudança, de modo que não há mudança quando Ele conhece algo em potencial que depois se torna real. E o quinto é que o fato de saber algo não exclui sua contingência.

Seção 4

4. Aqui você tem uma segunda versão, na qual gravei sozinho uma parte desta lição com base no que tinha ouvido: Quando uma pessoa merece daat aperfeiçoado - ou seja, ela merece um [nível de] daat além do qual & lt; o intelecto humano & gt; não pode & lt; compreender & gt; - então a diferença entre a daat humana perfeita e a daat de Deus está [apenas] em cinco aspectos. Isso é explicado nos livros sagrados. Assim, uma pessoa tem que se esforçar para atingir daat perfeito, [para aquele nível] além do qual o homem não pode saber. Então, não haverá diferença entre seu daat e o daat de Deus, exceto nestas cinco coisas. Pois essas cinco coisas não podem ser conhecidas pelo intelecto do homem, a não ser por alguém que é mais elevado do que [toda] a humanidade. No entanto, a maneira de merecer daat aperfeiçoado é por meio de convertidos. Como os Sábios, de abençoada memória, ensinaram: “Aprendi muito com meus professores ... mas com meus alunos, mais do que todos eles”. Porque cada um questiona e pergunta, pois cada um tem impedimentos ao serviço de Deus, e é necessário responder às perguntas de cada um - através disso seu daat é completado. Como resultado, ele merece ter filhos. Uma criança não pode gerar descendência porque ela não tem uma mãe que seja inteira. Mas quando ele merece daat que é completo, ele merece ter filhos. Portanto, por meio disso, Avraham - ele converteria os homens e Sarah converteria as mulheres - merecia a daat perfeita, de modo que não havia diferença entre sua daat e a daat de Deus além dessas cinco coisas. E como resultado, ele mereceu o heh mencionado acima. Assim: “Avram não poderia gerar uma prole, mas Avraham poderia gerar uma prole.” Pois por meio de daat aperfeiçoado, que é o aspecto do heh, ele mereceu ter filhos.