Novas notícias de 2 de maio de 1620

Wikisource, a biblioteca livre

Novas notícias vanden Krijch

nv passou onlanckx, na Boêmia e na Morávia, como que os novos italianos e os valões, com xxv. O povo Vendel com Budweysz caiu na Boêmia, sob o domínio de Don Balthasar, e tomou as cidades de Thin, sem nenhum dos dois. Amonitie waghens, o túmulo de Bucquoy tem o Stadt Ips, em ghecregen ligghende no Danúbio.
Hantwerpen, por Abraham Verhoeuen, na fortaleza Lombaerde no gulde Sonne. Gheprint a 15 de fevereiro. Ano 1620.
Lei Escrita Roomen 1620.
Com cartas wt Roomen entende-se como aquele seu Heylicheyt para o bem-estar do gheheele Christenheydt, e a religião católica e a prederinghe de H. Rijckx, tem fel ordenado da Itália por e os outros países, d'welck de Gheestelijcke gheerne begheren, e para gheysen den 7 Penninck para Assist van den Keyser ende krijch da Alemanha.
O Republica de Luca enfrenta uma multidão de Crijschvolcken a pé e em Perde, e paga esse preço para a ajuda de den Keyser.
Wt Vivendo na Áustria 18. 1620.
Den Coninck, da Polônia, proibiu sob punição corporal levar Gheen Buspoeyer para suas terras, para Boêmia, Schlesien fora da Morávia.
Den vyant tem duas aldeias perto da cidade de Melck saques e queimados, onde ouer den Graeff van Bucquoy está em ghetrocken para den Vyant, perto dele tem ses presos Gheschuts, disparando ysers de 34. e 40. pont swaer.
Na semana passada, os valões tomaram de Herr Hermhart Jorgeren 2. belos castelos e os saquearam.
Sobre o Tratado de Hunghersche e o Tratado de Paz para Pressburg, com Bethlin Gabor, quem deveria estar fazendo lá não é ignorante, porque os comissários do imperador ainda não chegaram aqui e foram, sua Majestade Imperial também não está aqui, acredita-se que ele teria voltado para Gratz.
O vice-rei de Nápoles Sone, que é general do povo italiano, teve Audientz com o Keyser, teve uma recepção maravilhosa e jantou com o embaixador do Coninc de Spagnien na mesa.
Para weynich daghen, o Vyant van des Marckgrauen van Anspachs volck, aquele Clooster Swartsach meynen para tomar, mas são afgheuaghen vande Wirtzbourghsche Ruyters, tão pai de 50. jazer morto.
O xvi. Fevereiro é descrito como Herbipoli oft Würzburg vienna Generais Rijckx Dash, onde o Catholijcke Vorsten e o Princen taciturno se encontra, ou seus embaixadores, acredita-se que seu Keyserlijcke Majesteyt, que chegará lá com cinco mil Peringen, o que será decidido lá, o tempo nos ensinará.
Wt Weenen o 15. Janeiro.
O General Graef van Bucquoy mudou-se para a cidade de Ips, no Danúbio, e se o selue estava preocupado com Landtvolck, ou aenghenomen Boers, e ele veio lá para isso, a cidade tem opgheeyscht para den Keyser, que provavelmente irá ter ouergegheuen, ende den Keyser begheren para ser subdanich.
Os novos italianos e os valões que chegaram a Budweys em 1500. os homens caíram em xiii. Vendelen volckx, ende retomaram o controle da cidade de Tin, na Boêmia.
Wt Cracouw na Polônia.
Aqui na cidade e em todos os lugares já tem muita gente gritando, ainda não se sabe para onde eles querem ir.
O Príncipe Omenaij caiu novamente com vários duysent Cosagghen na Hungria, e ele causou grandes danos lá com incêndios e incêndios, mas ele está de volta com os cães do Hunghersche, e ele o estende aqui para Cracouw.
O Bethlin Gabor não é tão longe quanto Pressburg, espera-se uma paz e a cessação das armas, após o que o Transilva e o Bethlin Gabor partiriam novamente para Zevenburghen.
Wt Weenen.
Aqui está um conselho, como aquele que o Catholijcken Coninck da Espanha e nosso Keyser enviou com um correio extraordinário que seca Milhões de Gotas tot den Oorlooch, e ele chegou aqui e passou por Bruxelas em 26 de janeiro.
Os de Budweys caíram novamente e têm vanden Vyant xxvi. vagões carregados com todos os tipos de mercadorias, e eles roubaram e saquearam até Wodian e Wittengauw, onde os boêmios procuraram capturar os passageiros.
wt Praga.
As pessoas estão trabalhando aqui para levantar uma grande soma de dinheiro para pagar os soldados e para se livrar deles, então eles farão novamente outro juramento ao New Bohemian Coninck.
Entendendo que o pretenso Bohemian Coninc tendo o alívio diariamente está vindo para den Keyser, deu ordem aos Senhores General do Exército, com todo o poder vanden Legher para Passauw para evitar que a contagem de data de emergência.
Um tem o xvi aqui. À noite, a cidade teve um grande incêndio, causado por um prefeito que havia mantido a qualidade da luz, com quem o Sinte Benedictus Kercke também foi totalmente queimado.
Wt Praga den xix. Janeiro de 1620.
As pessoas estão trabalhando aqui para descrever um General Landtech, onde levaremos o 5. homem aqui.
Como fantasmas, o forte Placcaten é agheslaghen aqui, deles o pretenso Bemerschen Coninck, onde ele proíbe todos os jogos de dança, múmias e escolas de dança, e que os homens devem orar duas horas por dia, e que eles devem ir à igreja duas vezes por semana, e que eles deveriam orar duas vezes por semana., e as quartas-feiras será feito jejum.
Wt Praghe den xxvi. idem.
A pretensa Bemerschen Coninc se mudaria daqui para der Slesien e Morávia.
Nossos poucos dias passaram por Passauw xxv. Os italianos e os valões unem forças, sob a liderança de Don Balthasar, e chegaram a Budweys, que diariamente causam grandes danos ao cair em Coninckrijck van Bohemen, que de Strackowitz vêm aqui para Praghe para que as pessoas protejam e ajudem, wandt e connen des Keysers volck não resistam, então as cidades não devem ouer gheuen. Don Balthasar escreveu a van Keysers para a cidade de Zabislauw, 2, milhas de Thabor, que eles gentilmente o deixariam entrar pelos caminhos de Keyser e de ouer gheuen, apontando suas patentes, ou então ele queria celebrá-la e destruí-la, onde nós estávamos aqui com Praghe é ghesonden o Hauptman Semler com seus dois Volckx Vendelen para ir para lá, aqui não há vagões com Amonitie e os dois Carketen transportados para Pissegh, nem dois Soldados Vendelen para tomar a cidade.
Wt Viena.
O volck de s'Keyser está principalmente aqui perto de S. Polten por der Donauw, den Graef está perto dele com muitos volckx por Wilffers-dorf a seis milhas daqui, e se aproxima de Moravien, onde duas carroças com couros de tempestade chegaram até ele.
Por conselho dos Bemersche, os de Moravien, todos aqueles que confiscam os bens Gheestelijcke e confiscam o ghe, expulsam o Espiritual e vendem tudo pela mão, ghemaecke e vendem a riqueza de oito Toneladas de Ouro para pagar os Soldados.
FINIS.
impresso por P.C.C.A.