Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
11

«As conferencias realizadas naquelas 212 associações de mulheres versaram assuntos dos mais variados, mas todos convergindo ao mesmo fim: o levantamento do bem estar material e moral da sociedade, das familias agrícolas e por tanto do operario do campo e de toda a população rural.»

A Italia tem hoje bôas escolas agrícolas e de jardinagem para mulheres. O mesmo se observa na Russia, na Inglaterra, na França, nos países escandinavos, no Japão, etc. Nos Estados Unidos da América do Norte todos sabem quanto representa uma bôa e inteligente lavradora na economía da país.

As avicultoras, com a criação scientifica das suas capoeiras, umas explorando de preferencia a produção dos ovos, outras mandando ao mercado aves de raças escolhidas, outras só cuidando de vender frangos ou galinhas para o consumo imediato, são uma fonte de riqueza enorme para alguns Estados da confederação.

E não sómente avicultoras e floricultoras instruidas são as laboriosas lavradoras americanas. Elas já sabem mandar para o mercado os mais formosos frutos dos seus pomares, elas têm desenvolvido prodigiosamente a industria dos lacticinios, da apicultura e muitas outras.

As lavradoras norte-americanas são uma força inteligente e consciente, com a qual é necessario que os politicos contem.

E são terriveis, quando caem com todo o peso da sua opinião nas urnas de que saem os seus re-