Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
66

cola agricola e domestica, especializando o ensino da floricultura, da arboricultura e da horticultura, que mais de perto ínteressam o trabalho feminino.

Ainda pela escola e pela propaganda deve chamar-se a mulher ao util trabalho da lacticultura, bem como da criação de aves, coelhos, porcos, sirgos, abelhas, etc.

4.ª Não podendo esperar-se do poder central uma solução imediata e salutar ao problema urgente da instrução agricola feminina, deveriam as municipalidades encetar esse trabalho, fundando escolas domesticas-agricolas nas cidades mais populosas e fazendo espalhar por todas as populações rurais as missões de propaganda e ensino pratico, que tanto beneficio têem prestado em toda a parte.

5.º — A escola agricola não pode de modo algum ser confundida com a escola primaria, sómente esperando-se dos professores desta uma bôa propaganda pela palavra e pela distribuição, a cargo dos municipios, de bons livros sôbre os assuntos que interessam a agricultura e suas industrias.

O tipo das escolas domesticas-agricolas femininas, bem conhecidas de todos os que teem viajado ou lido, deve aplicar-se de modo que a escola secundaria seja instituida nas cidades, a primaria nas vilas e as missões moveis percorram todas as pequenas localidades onde sejam reclamadas ou onde se veja serem necessarias.

6.° — Sabendo-se quanta importancia tem para uma localidade o desenvolvimento das suas in-