Página:A alma encantadora das ruas (1910).pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre

E S. Simão, que livra do raio, não faz outra coisa senão pedir a Deus que fulmine apenas os pára-raios, e Santa Barbara, coitada, logo que começa a trovejar tem que pedir a Deus menos barulho para não ouvir este himno phantastico:

 

Salve, virgem gloriosa
E Barbara generosa
Do Paraizo fresca Rosa
Lirio de Castidade
Salve o virgem toda formosa
Lavada na fonte da Castidade.

 

Mas as orações são antes de tudo um meio de remedear o mal. Que faz a ração de São Luiz Gonzaga, praticada pelas meninas do Rio desde o tempo em que a rua Theophilo Ottoni era musicalmente a rua das Violas? Remedeia os males d’amor. Quando uma rapariga các de joelhos e soluça:

 

«Ó Luiz santo, adorado de angelicos costumes, eu, indignissima devota vossa, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo por vossa angelica pureza que intercedais por mim ante o Cordeiro Imaculado Christo Jesus e Sua Mãi Santissima Virgem e que me perserveis de todo o passarlo grave, não permiltindo que eu saia manchada com alguma nodoa de impureza...»

 

Podeis ter a certeza, ó mortaes, que a tentação anda no coração da donzela de tal fórma que S. Luiz, apezar de angelico e de santo, chegará fatalmente tarde para a salvar. E assim uma velha