Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/102

Wikisource, a biblioteca livre
- 100 -

do caldo põe-se camarões seccos a cosinhar (sem casca) põe-se um tanto de camarão secco torrado, soccado com farinha de mandioca, um pouco de amendoim, gengibre um pouco de azeite doce, uma colher de manteiga e o leite extrahido de um coco ralado, 4 a 6 colheres de maysena ou pó de arroz até engrossar e a gallinha em pedaços; deixa-se ferver e quando bem cosida a farinha está prompto. Também faz-se só de peixe e camarões, tendo o cuidado de não deixar esfacelar o peixe. Pimenta malagueta á vontade e azeite de dendê se põe na ultima fervura.

Perú trufado

Logo depois que mata-se um perú, tira-se as pennas sem molhar, com cuidado para não rasgar a pelle; limpa-se bem, extrae-se o papo pelo pescoço, tendo cuidado para não romper. Lava-se bem lavado por dentro com água e vinagre e faz-se um preparo de vinagre branco, sal moido e alho e mergulha-se o peru neste molho.

Faz-se uma farofa de farinha de mandioca com manteiga e rodas de cebola e salsa. Mexe-se numa cassarolla até ficar amarella e perfumada,não deixando queimar.

Enche-se o papo com esta farofa e cose-se com linha grossa para não sahir. Cosinha-se emquanto isso os miudos bem cosidos, com temperos, e no caldo põe-se farinha de mandioca para engrossar, tendo picado tudo bem miudinho, põe-se azeitonas, trufas, manteiga e enche-se o interior do perú. E vae ao forno assar com tiras de toucinho em cima para não seccar e molha-se de vez em quando, com o molho para ficar macio.

Depois de prompto, antes de sahir do forno, colloca-se trufas em differentes partes do perú.

Perú de molho branco

Antes de se matar um perú dá-se-lhe aguardente a beber, introduz-se na guela ás colheres até deixal-o