Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/115

Wikisource, a biblioteca livre


Ovos ligeiros

Ferva-se n'uma casarola um copo de leite com um pouco de manteiga, sal e pimenta do reino. Juntem-se alguns ovos cosidos e cortados em quatro, salsa picada e uma cebola inteira, que se tirará na occasião de servir os ovos. Deixe-se a cosinhar tudo por espaço de dez minutos, ligue-se o molho com um pouco de farinha e sirva-se.

Couve-flor de molho branco

Cosinha-se a couve-flor em água a ferver, á qual se addicionará um pouco de farinha, para que se torne clara, branca. Escorra-se em seguida, colloque-se em um prato com a flor para cima e se deita em cima o môlho.

Môlho

Põe-se ao fogo uma cassarola com manteiga, agua, 2 colheres de farinha de trigo ou maysena, sal a vontade e noz-moscada. Cosinha-se o molho e ao sahir do fogo deita-se-lhe dentro 1 colher de vinagre branco — pôde ser de conserva.

Couve-flor sem rival

Cosinha-se em agua e sal a ferver alguma couve flôr (o que seja sufficiente para um prato-travessa). Faz-se um molho da manteiga ou gordura, tomates sem sementes, cebolas e deita-se-lhe por cima; põe-se ao forno e quando córada derrama-se por cima meio copo de leite desmanchado em 1 colher em farinha de trigo ou maysena, se deixa cosinhar e se retira o prato do forno e se polvilha então com queijo ralado.