Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
- 27 -
Modo de se collocar o pudim na fôrma

Unta-se uma fôrma com manteiga e forra-se com papel branco, põe-se no fundo uma camada de pão de lot desmanchado com a mão e molha-se com leite fervido em baunilha-apenas que não appareça o leite, em seguida uma camada de goiabada (preparada com o vinho), em seguida põe-se uma camada de creme simples, uma dita de geléa allemã de morangos, uma dita de creme de chocolate até encher a fôrma. Notese que entre uma camada e outra é indispensável uma pequena separação com o pão de lot preparado como fica descripto.

Depois vae ao forno até seccar, e depois de friotira-se para um prato. Da belleza deste pudim depende o gosto da preparadora.

Bolo de D. Rita

4 ovos e uma chicara grande de assucar: bate-se muito até ficar bem batido, junta-se uma chicara de manteiga derretida Demagny, uma chicara de farinha de trigo ou mayzena, um copo mal cheio de leite. Vae ao forno em fôrma untada de manteiga e forrada de papel branco. — Forno quente.

Experimenta-se com um palito; se o palito sahir molhado, é porque não está completamente cosido.

Creme para canequinhas

Meio kilo de assucar refinado, 120 grammas de farinha de trigo, um litro de leite, 10 a 14 gemmas de ovos, meia fava de baunilha — bate-se tudo com uma colher de pau até desmanchar bem, tendo cuidado na mistura, vae ao fogo num tachinho de cobre ou panella esmaltada, fogo brando, mechendo-se continuamente para não pegar no fundo, deixar-se levantar fervura de vez em vez para engrossar bem. Tira-se então do fogo para um bonito prato ou para as canequinhas. Este creme applica-se também sobre outros doces.