Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/36

Wikisource, a biblioteca livre
- 34 -

mente, tendo cuidado em fazer a mistura pouco a pouco; leva-se a cosinhar em fogo brando até levantar fervura: então despeja-se em uma terrina e deixa-se esfriar, depois junta-se-lhe 8 claras de ovos bem batidas, mistura-se tudo muito bem e deita-se n'uma sorveteira, rodeia-se com gelo misturado com sal grosso e faz-se girar a sorveteira. Quando principie a congelar mexe-se com uma colher de páu até que todo elle esteja gelado, sem comtudo estar duro : então collocase na fôrma (formando pyramide) e põe-se sobre um prato, quando gelado—servindo-se immediatamente, antes que o contacto do ar faça derreter a superfície do creme.

Modo de tirar da fôrma:

Mergulha-se a forma n'uma vasilha d'agua quente durante um segundo, e então é que se vira o creme para o prato.

Creme de amêndoas
Para Sobremesa

250 grammas de amêndoas doces; pellam-se n'agua fervendo, sócam-se n'um gral de mármore até ficar uma massa fina, juntando de quando em quando uma colher de água de flor de laranja; quando prompto junta-se meio kilo de assucar refinado, meia garrafa de leite fresco, 60 grammas de farinha de trigo.

Faz-se cosinhar em fogo brando, mexendo com uma colher de páu até ferver, depois tira-se da cassarola e deixa-se esfriar. Emprega-se até para encher massa.

Fluminense

18 gemmas d'ovos, meio kilo de assucar refinado, 1 colher de manteiga. Faz-se uma calda em ponto de pasta, depois de fria junta-se os ovos, e a manteiga. A forma deve ser untada de manteiga ou calda grossa. Forno quente ou banho-Maria.

Pudim saboroso e delicado.