Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre


Sobre a Cosinha


Em seguida ao prefacio desta obra, vamos trazer ás donas de casa alguns pormenores sobre a vantagem, da hygiene na cosinha. Vemo-nos em diversas e sérias difficuldades que nos surgem de momento a momento para entreter a ordem no principal elemento para o nosso bem-estar, a cosinha.

Se bem que em geral pareça um tanto secundaria ou de pouca attenção os cuidados que devemos ter nesta parte da nossa casa e da nossa vida, nunca são excessivos se fizermos uma observação constante, uma espécie de fiscalisação neste meio de que vivemos. A pratica faz com que pensemos desta fôrma hoje e para o futuro. As senhoras, geralmente, que têm uma educação fina, de salão, casam-se e veem-se em apuros para dirigir a sua casa. Esbarram com mil difficuldades, soffrem, affligem-se por não saberem levar a effeito a parte mais interessada da casa; felizmente vão apparecendo os livros práticos e auxiliares para este labor continuo e interminável.

Ha tempos era um preconceito que os pães tinham, como digo sempre, geralmente a educação que davam ás suas filhas extendia-se a prohibição de irem á cosinha, privarem-nas de tratar com fâmulos. A educação de uma moça de família distincta era incompatível com o andamento geral da casa. Quantas não se viram em embaraço. Acostumadas ao elemento servil, sem pratica, casavam-se e encontravam um marido amigo de gulodices, quitutes e arranjo caseiro. Que supplicio?!!

Se quizerdes conservar a vossa cosinha sempre em asseio, quanto ao assoalho, tereis um meio muito fácil, e econômico. Além de laval-a duas vezes por semana.