Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/99

Wikisource, a biblioteca livre


Massa folhada
Para pasteis de nata, folhados

Passa-se n'uma peneira, sobre uma mesa, meio kilo de farinha de trigo, faz-se-lhe no centro um buraco e deita-se dentro 2 gemmas de ovos, 100 grammas de manteiga e água morna com sal, para se tornar uma massa regular. Amassa-se durante 20 minutos. Depois cobre-se com um panno humido e deixa-se a massa descançar durante uma hora. No fim deste tempo peza-se 375 grammas de banha fresca ou americana de barril, divide-se em três partes eguaes e põe-se a um lado da mesa. Polvilha-se a mesma com farinha, colloca-se a massa e extende-se com um rolo até ficar da grossura de um centimetro; toma-se então uma parte da banha e extende-se com uma pá sobre a massa, de maneira que a mesma fique untada por egual.

Isto feito, dobra-se a pasta em três, tomando primeiro uma das extremidades, dobrando-a para dentro e sobrepondo a outra sobre a mesa, de fôrma que a pasta fique dobrada em três partes eguaes. Em seguida extende-se de novo até ficar da grossura já indicada, extende-se sobre ella a segunda porção de banha e dobra-se a pasta pela forma que ensinamos. Ainda mais uma vez se torna a extender a massa, se junta o resto da banha e se dobra a pasta como das duas primeiras vezes. Depois se extende com o rolo e se faz o que se quer.

Massa para empada

460 grammas de farinha de trigo peneirada sobre uma mesa, depois se faz um monte e uma cova no centro, deita-se dentro 345 grammas de banha de porco, 3 ovos, 60 grammas de manteiga e sal o quanto