Página:Apoteosis poetica.pdf/15

Wikisource, a biblioteca livre

(1) Para verificar-ſe Real a Aſcendeneia deſta Excellentißima Familia, baſta notar, que fendo a ſua varonîa de Vaſconcellos, e tendo principio no Conde D. Oſorio, eſte caſou com D. Rufa, Neta d’El Rei D. Fernando; e igualmente que o Excellentiſſimo Senhor Affonſo de Vaſconcellos, ſetimo Conde da Calheta, caſou com a Princeza Pelagia Semfronia de Rohan, de quem naſceo o Illuſtriſſimo, e Excellentiſſimo Senhor Joſé de Vaſconcellos e Souſa, quarto Conde de Caſtello-Melhor.

(2) Deſde o Rio da Amazonas até o da Prata eſtão as Provincias, que formão o Eſtado do Brazil.

(3) O novo Caes na Marinha da Cidade.

(4) O magnífico edificio da Alfandega, que tem na frente eſta Inſcripção:
En, Maria Prima regnante, è pulvere ſurgit,
Et Vaſconcelli ſtat domus iſta manu.

(5) O Rio de Janeiro.

(6) O Paſſeio público no lugar, onde houve huma Lagôa, que inficionava a vizinha Cidade. Eſte ſitio he delicioſo, pela ſombra, e boa ordem das arvores, plantas aromaticas, e cryſtallinas fontes.

(7) Martim Moniz, Filho de D. Moninho Oſorio, e Nero do Conde D. Oforio, governou huma das linhas da batalha do Campo de Ourique, onde deo grandes provas do ſeu valor; e depois no anno de 1147, quando ElRei D. Affonſo I. ſitiou, e ganhou Lisboa, morreo valeroſamente nas portas do Caſtello, que ainda conſerváo o ſeu nome.

(8) D. João Rodrigues de Vaſconcellos e Sauſa, ſegundo Conde de Caſtello-Melhor, na guerra da Acclamação ganhou muitas victorias e governou as Armas das Provincias de Trás os Montes, do Minho, o Exercito do Alen-Téjo, e depois o Eſtado do Brazil.

(9) Neſtor o mais prudente dos Gregos.

(10) Pedro de Vaſconcellos e Souſa, Filho de Simão de Vaſconcellos e Souſa, Neto de D. João Rodrigues de Vaſconcellos e Soufa, foi Meſtre de Campo General com o Governo das Armas do Minho, Beira, e Alem-Téjo, Governador, e Capitão General do Eſtado do Brazil Embaixador extraordinario á Corte de Madrid, do Conſelho de Guerra, Eſtribeiro Mór da Princeza do Brazil, &c.