Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/582

Wikisource, a biblioteca livre

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira em campo de oiro, uma aguia de negro aberta e coroada da mesma côr; na segunda de azul, tres bandas de oiro carregadas de sete arminhos negros, tres na primeira e dois em cada uma das outras. E por differenca uma brica azul com uma estrella de prata, de cinco pontas. Timbre: o dos Duque Estradas, que é a aguia das armas. Divisa: Plus bault. Elmo de prata guarnecido de oiro. Paquife: dos metaes e das côres do brazão (Brazão passado ao D.r Paulo da Motta Duque Estrada, em 11 de Maio de 1766. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. I, fls. 38v).


CARVALHO. (D. Ursula Maria de Almeida).

Natural do Rio de Janeiro. Casada com Joaquim Caetano da Silva, proprietario e Escrivão do Tribunal do Jury de Nictheroy.

Filha de Eloy Francisco da Silva, e de D. Maria de Almeida Carvalho, tambem naturaes do Rio de Janeiro. Neta por parte materna de João de Almeida Carvalho, natural da freguesia de Santa Eulalia de Chaves, bispado de Lamego, no Reino de Portugal; e de D. Domingas Maria da Conceição, natural do Rio de Janeiro. Bisneta de Antonio de Almeida Carvalho e de D. Maria Mendes. Terceira neta de Manuel de Carvalho e de D. Domingas de Almeida. Quarta neta de D. Luisa de Carvalho. Quinta neta de D. Maria de Carvalho. Sexta neta de D. Isabel Carvalho de Assumpção. Setima neta de Antonio Fernandes e de D. Isabel Carvalho. Oitava neta de João Carvalho e de D. Anna Mendes Vasconcellos, e tambem de Manuel Gomes Leite do Pascal, e de D. Maria Mendes Solteira. Nona neta de Alvaro de Carvalho. Decima neta de Ruy Carvalho, que foi Fidalgo muito honrado dessa geração dos Carvalhos.

BRAZÃO DE ARMAS: Lisonja com as armas dos Carvalhos, — em campo azul, uma estrella de ouro de oito raios, entre uma quaderna de crescentes de prata. Timbre: um cysne de prata com uma estrella de ouro no peito. (Braz3o passado em 6 de Julho de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 80).