Página:As Reinações de Narizinho.pdf/256

Wikisource, a biblioteca livre
MONTEIRO LOBATO
245

(que, como todos sabem, era formado por um pau de phosphoro) e pegou fogo.

Foi uma sensação! O publico rompeu num berreiro.

— Incendio de nariz! gritou o Pollegar. Chamem o corpo de bombeiros!

Aladino, Ali Babá, o Gato de Botas e outros, pularam no picadeiro para acudir o incendiado. Mas foi inutil. O nariz de Fazdeconta já estava totalmente destruido, só restando um toquinho de carvão...

O curioso é que o boneco melhorou bastante de aspecto. Ficou bem menos feio, porque sua feiúra era causada principalmente por aquelle horrivel nariz de phosphoro que tia Nastacia lhe havia espetado na cara.

Fazdeconta foi levado para dentro e o publico, chefiado pelo Pequeno Pollegar, continuou a pedir palhaço. E como Pedrinho não conseguisse encontrar o visconde, teve de apparecer com explicações.

— Respeitavel publico! disse elle. Uma grande desgraça aconteceu. O nosso famoso palhaço Sabugueira acaba de desapparecer mysteriosamente. Algum malvado o raptou, com certeza, de modo que não ha mais palhaço. Tambem não ha mais pantomima. A senhora Emilia, que desempenhava nella o principal papel, está emburrada e recusa-se a representar. Em vista desses contratempos, vou terminar o espectaculo com a SURPREZA!

Uns espectadores bateram palmas: outros assobiaram e o Gato Felix gritou:

— Cocada, ao menos!

Nisto entrou a SURPREZA. Era — adivinhem se são capazes! Era um elephante, o menor elephante do mundo, como Pedrinho foi dizendo emquanto arrumava no picadeiro as garrafas sobre as quaes o elephantinho ia caminhar.

Foi um verdadeiro successo, a surpreza. Era um elephante tão perfeito que até parecia artificial — com tromba, presas de marfim e grandes orelhas cahidas. Deu umas