Página:Contos Populares Portuguezes colligidos por F. Adolpho Coelho.pdf/141

Wikisource, a biblioteca livre
— 105 —

se a deixassem ir ficar no quarto do principe das Palmas-verdes. Ora um creado do principe, que dormia por baixo do quarto d'elle, contou-lhe que havia duas noites que ouvia uma voz no quarto d'elle dizer:

«Principe das Palmas-verdes;
Não te lembres de mim;
Lembra-te de teu filho,
Que o tens ao pé de ti».

O principe disse: «Eu não sei d'isso; a creada dá-me uma bebida para eu dormir bem, de modo que adormeço á noite e acordo só de manhã».

A creada á noite foi-lhe levar a bebida e o principe disse-lhe: «Dá-me cá um biscoito que me fica muito mao gosto com isto que me dás a beber». Emquanto ella foi buscar o biscoito, o principe deitou fóra a bebida para a creada julgar que ella a bebera.

Depois do principe estar na cama a creada fez entrar a pobre, que repetiu as palavras do costume, que o principe esteve a ouvir um bocado, e depois disse-lhe: «Então como foi isso? Tu como vieste aqui ter?» Ella contou-lhe tudo o que tinha passado e elle disse-lhe: «Despe-te e deita-te» e ao outro dia mandou-lhe fazer vestidos para ella e mandou embora a dama com quem estava para casar e casou com a pobre.

(Ourilhe).