Página:Cypherpunks-manifestos WEB.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre

MANIFESTO

CRIPTOANARQUISTA

(1992)[1]


Timothy C. May


Cypherpunks do mundo,

Vários de vocês, na “reunião presencial de Cypherpunks”, realizada ontem no Vale do Silício, pediram que o material distribuído nas reuniões estivesse disponível também eletronicamente para todo público da lista de Cypherpunks.

Aqui está “O Manifesto Criptoanarquista”, que eu li na reunião de fundação, em Setembro de 1992. Ele remonta a meados de 1988 e foi distribuído a alguns “tecnoanarquistas” de mentalidade semelhante, na conferência “Crypto 88” e novamente na conferência “Hackers”, este ano. Eu conversei mais tarde sobre isto com alguns hackers em 1989 e 1990.

Há algumas coisas que eu mudaria. Mas por razões históricas, deixarei o assunto assim. Alguns dos termos podem não ser familiares pra você. Espero que o Cripto Glossário que acabei de distribuir lhe ajude.

(Isto explica todos estes termos crípticos na minha assinatura!)

— Tim May

25

  1. Tradução: Coletivo Cypherpunks, disponível em https://cypherpunks.com.br/biblioteca/o-manifesto-criptoanarquista/ com revisão de Victor Wolffenbiittel. O original, em inglês, está aqui: https://nakamotoinstitute.org/crypto-anarchist-manifesto/