Página:Da França ao Japão (1879).djvu/110

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
83


O consummo do opio na China augmenta diariamente, e uma terça parte da população, entrega-se desordenadamente á este infame vicio. Alguns, fumão opio em largas fornalhas de seus compridos cachimbos; outros, mascão o lento veneno como os indianos o betel e os africanos o fumo; outros, ainda mais viciosos, preparão o opio em pilulas e a todo o instante engolem uma ou duas grammas desta substancia.

A cidade de Hong-Kong apresenta um aspecto agradavel e imponente; o mór numero das habitações são edificadas sobre um pequeno monte que se divisa do porto, em pittoresco panorama, com importantes edificios e lindas casas em fórma de chalets e pintados com variegadas côres.

A sua população é superior a cento e cincoenta mil individuos, dos quaes, quatro quintos são chins e o resto compõe-se de europeos e de malayos.

Actualmente, o commercio d'esta cidade é florescente, e é interessante vêr-se, durante o dia, o grande movimento de mercadorias nas ruas occupadas pelo commercio estrangeiro.

Os inglezes são, naturalmente, os principaes negociantes de Hong-Kong, em seguida, o commercio chinez é o mais importante; contando-se, porém, algumas casas francezas, hollandezas e portuguezas não menos respeitaveis.


    com a prohibição da cultura da dormideira perderia uma pequena fonte de receita!

    «Os abaixo assignados contão que V. Ex. induzirá o seu governo a expedir ordens para a India e outros pontos, afim do ser a referida cultura substituida pela dos cereaes ou algodão. Prohibão terminantemente ambas as nações a producção da dormideira, e logo o trafico, como o consumo do opio, cessarão.

    «Grande seria o merecimento da Inglaterra se acabasse com semelhante mal; além de, assim, fortalecer as relações amigaveis, tornaria seo nome illustre. Que gloria para ella de transmittir aos vindouros um acto de tanto alcance! É este negocio prejudicial aos interesses commerciaes em não pequeno gráo. Se S. Ex. o Ministro Inglez não pode, antes que seja tarde, concertar um plano para a prohibição conjuncta (do trafico), então, não importa o zelo que os abaixo assignados desenvolvão, talvez não seja possivel dissipar os sentimentos adversos do povo e estreitar as relações amigaveis a ponto do as collocar acima de qualquer receio de desavença.

    «Dia e noite dedicão-se os abaixo assignados com a mais desvelada attenção ao estudo deste assumpto.

    «Suppondo haverem-se manifestado com toda a franqueza, os abaixo assignados esperão ser honrados com a resposta de V. Ex.»