Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/196

Wikisource, a biblioteca livre
AN
171

- Ramalhete de flôres offerecido ás jovens fluminenses. Rio de Janeiro, 1844 - E' um opusculo contendo, além do prologo em proza e da dedicatoria, uma invocação, o jardim de Flora, e cem decimas com referencia a cem especies de flores, no qual collaborara José Manoel do Rozario. A Minerva brazileira publicou desta obra uma critica litteraria. assignada por L. O. O. E. com alguns extractos do livro. Nesta revista se encontra de Dutra e MeIlo as composições seguintes:

- Amor: inspiração poetica, offerecida a seu amigo Domingos G. Jardim Junior - No n. ii, p:tg. 334.

- Melancolia: inspiração poe!ica, offerecida a seu amigo Santiago Nunes Ribeiro - N. 13, 1844, pag. 394.

- Uma manhã na ilha dos Ferreiros, (5 de janeiro) dedicada a M. de Araujo Porto-alegre - N. 15, 1844, pag. 462.

- O comêta em 1843: inspiração poetica - Idem, pago 624.

- A Moreninha: critica litteraria ao romance de J. M. de Macedo - N. 24, 1844, pag. 747. Vem ainda precedendo a 5" edição do romance de igual ti tulo.

- Os cedros do Libano - N. 3, 1845, pago 49, tomo 3. 0

- Hymno á Polonia: poesia por M. de La-Mennais, traduzida da praza franéeza para o verso portuguez - N. 7,1845, pago 108, idem.

- O mosteiro de Nossa Senhora de Monserrate do Rio de Janeiro, da ordem do patriarcha S. Bento. Com ama estampa - Idem, pago 151- Uma viscio (praza em estylo apocaliptico) - Torno 10, serie 2", pag.276.

- A noite: inspiração poetica - Idem, pags. 279 a 284. E mais alguns artigos de menos folego.

- Collecção de poesias - Esta collecção foi feita por M. de Araujo Porto-alegre, que principiou a imprimil-a ; mas, tendo de ausentar-se d:l. côrte, ficou a impressão na folha 17" e nunca se concluiu. O doutor L. F. da Veiga possue a collecção que contém: A noite. Uma manhã na ilha d~s Ferreiros. O comê ta em 1843 (já publicados). Volta de Botafogo. O rapto. A nuvem da Gavea. A guerra. A opinião. O sublime da temp3stade. O genio nascel,lte, dedicado a J. M. Mafra. O I)ino do coração. Deus. O meu aujo da O"u:J.rdl. A patt·ia. Uma palavra. Um vate. A independencia di> Brazil. Oração. O anjo das bençãos. Botão de roza. A saudade. O vento. Meia noite. Uma lagrima de amor. Ode a dom A. de Saldanha da Gama, e mais uma ode. IneJitas deixou Dutra e Mello as obras seguintes:

- Collecção de poesias - que o mesmo doutor Veiga possue, contendo -: noventa e cinco sonetos, novonta motes glosados, vinte poesias em quadras, oito madrigaes, sete epigrammas, cinco epistolas, quatro cantigas, quatro, peças poeticas em tercêto, quatro odes, duas oitavas, duas lyras', uma inspiração, um idylio, uma poe~ia em quintilhas, e uma anacreontica., quasi todas data<;las de 1838 a 1843.