Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/453

Wikisource, a biblioteca livre
428
BR

Discurso que ao tomar posse da primeira cadeira de direito civil (terceiro anno) proferiu, etc. Pernambuco, 1866, 14 pags. in.8.°


Brazilio Augusto Machado de Oliveira — Filho do brigadeiro Jose Joaquim Machado de Oliveira e de dona Virginia Augusta de Barros, nasceu na cidade de S. Paulo a 4 de setembro de 1848.

Formado em direito na faculdade da mesma cidade em 1872, e recebendo o grau de doutor em 1875, entrou para a magistratura e serviu por espaço de tres annos na promotoria publica de Piracicaba e Casa Branca, onde depois abriu escriptorio de advocacia, que deixou em 1879 por ser nomeado para o lagar, que ainda exerce, de inspector da thesouraria provincial; e em 1883, sendo nomeado lente substituto de rhetorica e philosophia do curso annexo á faculdade de direito, de conformidade com o art. 81 do decreto de 5 de maio de 1856, não aceitou a nmeação.

Foi assiduo collaborador das revistas academicas de 1868 a 1872; da Tribuna Liberal em 1875; um dos fundadores e redactores da Constituinte e escreveu:

Madresilvas: versos.' Porto, 1876 — O apparecimento deste livro foi saudado com elogios por diversos orgãos da imprensa.

Custas judiciarias: annotações do regimento de custas de 2 de setembro de 1874. Santos, 1878.

Theses e dissertação que para obter o grau de doutor em direito apresentou á faculdade da direito de S. Paulo. S. Paulo, 1875.

Discurso proferido no sarau litterario, que em commemoração do tricentenario de Camões promoveu o club gymnastico Portuguez de S. Paulo a 10 de junho de 1880. 2ª edição. S. Paulo, 1880 — Sahiu tambem no Almanak litterario de·S. Paulo, tomo 6°, 1881, pags. 94 a 103.

Discurso proferido na noite do beneficio do filho do maestro Carlos Gomes em srtembro de 1880. S. Paulo, 1880.

O doutor Brazilio Machado tinha em 1881 para entrar no prelo:

Datas memoraveis: subsidias para a historia da provincia de S. Paulo e biographias de varões illustres.

Grupos paulistas. 1ª parte: poetas.

Trechos em prosa: contos e folhetins.


Brazilio da Silva Baraúna — Nasceu na cidade da Bahia, fez o curso da escola de marinha, e depois o da antiga academia militar, onde recebeu o grau de doutor em mathematicas. Tendo servido na armada até o posto de primeiro tenente, pediu demissão, esteve na Europa cerca de dez anno, e ahi exerceu o cargo de agente do governo, em cuja qualidade fez a compra de vasos de guerra para a armada durante a campanha do Paraguay. Actualmente serve no ministerio da agricultura como engenheiro fiscal da estrada de ferro de S. Paulo a Santos. Escreveu:

Resposta ao discurso do senhor ex-deputado Tavares Bastos, publi-