Página:Dirceu.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre

que outras os vestígios da passagem de uma jmixão qualquer. As Lyras não podião deixar de se impregnar do calor revolucionário e trahir as devastações da alma do Inconfidente, si elle tivesse sido com effeito o director de uma intriga, o manejador de outras almas, atravez do tufão anti-monarchico.

Ao contrario disto, o que se infere dos documentos é que Gonzaga nunca se antepoz aos temperamentos de indivíduos muito mais enérgicos e de espirito muito mais complexo do que o seu.

Elle não passava de um apathicp; e a sua indolência ainda era aggravada por uma enfermidade hepathica que, deprimindo-o periodicamente, exterminando-lhe o fogo político e os elementos de combatividade, predispnnhão-o, quando em saude, para essa tolerância, senão relaxamento, a que alludem os biographos e lhe grangeou a justa fama do mais hospitaleiro, ameno e bondoso dos habitantes de Minas. (1) E si em sua historia não houvesse outros factos característicos, bastaria o seu ulterior casamento, em Moçambique, com uma mulher parda

(1) «... sujeito a cólicas biliosas»...idiz a 4o interrogatório, a 4 de Agosto de 1791.