Página:Dom Casmurro.djvu/162

Wikisource, a biblioteca livre

, eu não sou como outros, certos parasitas, vindos de fóra para desunião das familias, aduladores baixos, não; eu sou de outra especie ; não vivo papando os jantares nem morando em casa alheia... Emfim, são os mais felizes !

— Porque falará assim? pensei. Naturalmente sabe que José Dias diz mal delle.

— Mas, como ia dizendo, se algum dia perder os seus parentes, póde contar com a nossa companhia. Não é sufticiente em importancia, mas a affeição é immensa, creia. Padre que seja, a nossa casa está ás suas ordens. Quero só que me não esqueça; não esqueça o velho Padua...

Suspirou e continuou :

— Não esqueça o seu velho Padua, e, se tem algum trapinho que me deixe em lembrança, um caderno latino, qualquer cousa, um botão de collete, cousa que já lhe não preste para nada. O valor é a lembrança.

Tive um sobresalto. Havia embrulhado em um papel um cacho dos meus cabellos, tão grandes e tão bonitos, cortados na vespera. A intenção era leval-os a Capitú, ao sair; mas tive ideia de dal-o ao pae, a filha saberia tomal-o e guardal-o. Peguei do embrulho e dei-lh'o.

— Aqui está, guarde.

— Um cachinho dos seus cabellos! exclamou Padua abrindo e fechando o embrulho. Oh! obrigado ! obrigado por mim e pela minha gente! Vou dal-o á velha, para guardal-o, ou á pequena, que é mais cuidadosa que a mãe. Que lind