Página:Dom Casmurro.djvu/200

Wikisource, a biblioteca livre

primeiro sabbado, quando eu fui á casa della, e, após alguns minutos de conversa, me aconselhou a ir embora.

— Hoje não fique aqui mais tempo; vá para casa, que eu lá vou logo. É natural que D. Gloria queira estar com você muito tempo, ou todo, se puder.

Em tudo isso mostrava a minha amiga tanta lucidez que eu bem podia deixar de citar um terceiro exemplo, mas os exemplos não se fizeram senão para ser citados, e este é tão bom que a omissão seria um crime. Foi á minha terceira ou quarta vinda á casa. Minha mãe depois que lhe respondi ás mil perguntas que me fez sobre o tratamento que me davam, os estudos, as relações, a disciplina, e se me doia alguma cousa, e se dormia bem, tudo o que a ternura das mães inventa para cançar a paciencia de um filho, concluiu voltando-se para José Dias :

— Sr. José Dias, ainda duvida que saia daqui um bom padre?

— Excellentissima...

— E você, Capitú, interrompeu minha mãe voltando- se para a filha do Padua que estava na sala, com ella,— você não acha que o nosso Bentinho dará um bom padre?

— Acho que sim, senhora, respondeu Capitú cheia de convicção.

Não gostei da convicção. Assim lh'o disse, na manhã seguinte, na quintal della, recordando as palavras da vespera, e lançando-lhe em rosto, pela primeira vez, a alegria que ella mostrára desde a minha entrada no seminario, quando eu vivia