Página:Elementos de Arithmetica.djvu/55

Wikisource, a biblioteca livre
Signaes Algebricos
51

Assim, a raiz segunda de é o numero que, multiplicado por si mesmo, produz , isto é, ; a raiz terceira de é o numero que, multiplicado por si mesmo duas vezes, produz , isto é, , etc.

A raiz segunda chama-se também raiz quadrada; e a terceira, raiz cubica.

O gráo da raiz se conhece por um signal que se escreve no radical, e se chama indice; lê-se: raiz quadrada de , raiz cubica de , raiz quarta de ... raiz do gráo de .

Para indicar a raiz quadrada, é costume prescindir do indice.

Assim, em logar de , escreve-se .

O signal indica igualdade. Escripto entre duas quantidades, exprime que ellas são iguaes.

Exemplo:

A igualdade tem dous membros. O primeiro membro é formado pela expressão que fica á esquerda do signal, e o segundo é formado pela expressão que fica á direita do mesmo signal.

A igualdade não se perturba sommando a ambos os membros ou d'elles subtrahindo uma mesma quantidade; o mesmo acontece, multiplicando ou dividindo ambos os membros por uma mesma quantidade.

O signal indica desigualdade. Collocado entre duas quantidades exprime que uma d'ellas é maior que a outra. Assim,. A quantidade maior fica do lado da abertura do signal.

O coefficiente é o multiplicador da quantidade que fica á sua direita. O coefficiente, sendo inteiro indica, numero de parcellas iguaes á quantidade que fica á sua direita.

Exemplo:

O expoente é um signal que se escreve á direita de uma quantidade e um pouco acima d'ella, e indica o complexo de operações a effectuar sobre essa quantidade. O expoente, sendo inteiro e positivo, indica numero de factores iguaes.

Exemplo:

Estes signaes são empregados como meio de abreviação e generalisação do calculo.