Página:Histórias diversas (Mml obr0050).pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre

Não adicionar a ilustração

assim até o dia em que viram casulo. Em estado de casulo ficam uma porção de dias, até que aquele mingau amarelo que há dentro dos casulos endureça e vire borboleta; e então a casca do casulo racha e a borboleta sai, toda mole ainda, úmida, sem forças, com as asas amarrotadas. Mas rapidamente secam, esticam as asas, ficam fortinhas e saem voando, voando lindo como as "sertanejas" azuis que moram dentro das matas virgens.

— É verdade, vovó — exclamou Narizinho. — Só agora estou vendo que as lagartas não podem saber que vão virar borboletas, nem as borboletas podem saber que já foram lagartas!...

Dona Benta pensou lá consigo: "Tal qual nós, humanos, aqui na terra. Não sabemos de onde viemos nem para onde vamos." Mas nada disse, porque seus netos eram ainda muito crianças para ruminarem idéias assim.

Emília não queria largar do aparelho. Teve de ser arrancada dali à força, e todos se revezaram na maravilha, ouvindo por mais de uma hora todos os pensamentos que passavam pela cabeça da taturana. Depois fizeram experiência num caramujo grande, dos cor-de-rosa — e apanharam perfeitamente os seus pensamentos caramujais. E depois experimentaram um besourão. E uma mamangava. E uma vespa. E quanto inseto havia por ali.

Narizinho declarou que era tamanha aquela invenção que ela não queria saber de mais nada no mundo, senão ouvir pensamentos. "Que valem todos os cinemas e todas as diversões humanas diante da maravilha do Psicocaptor Sabugosa?"