Página:Manuel da Maya e os engenheiros militares portugueses no Terremoto de 1755.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre

destruida por sem.e accidente. Tambem pode fazer pezo nesta eleição a observação de ser mais violento e eficaz o efeito do terremoto na p.te mais repleta de habitantes cujos excretos, penetrando e permeando mais os poros da terra, possão concorrer com mayor adjutorio p.a a formatura do terremoto, ou atrair a si os seus efeitos com mais sem.e e abund.e simili. O q̃ podendo ser assim tambem aviza, q̃ se evite q.to for possivel a continuação de hum tal atractivo. Persuade-me ter lido q̃ já Lix.a padeceo perseguição de terremotos por tempo de um anno; e como o fogo me consumiu todo o adjutorio de q̃ me valia para narrar com segurança, não poderei determinar o tempo nem o vigor de seu principio, nem algũas mais especialid.es que occorrerão; mas sempre pode servir de exemplo, de q̃ a communicação dos taes excretos possa servir de alim.to p.a sem.e destroço. A multiplicidade de terremotos, que tem padecido Constantinopla cid.e populosissima parece corroborar esta supposição: quae sola non profunt, multa collecta juvant.

8. — Atéqui o q̃ me occorreo dizer a favor de cada hum dos sinco modos possiveis p.a renovação de Lix.a; resta-me declarar o q̃ se poderá dizer em contr.o p.a ser se com estas ponderaçoens me poderei determinar a tomar algum partido em forma q̃ se não possa dizer q̃ o fiz sem estas antecedencias.

9. — No 1.º modo encontro a falta de atenção ao melhoram.to de hua cid.e que se edifica de novo conservandolhe as ruas estreitas, o q̃ as fas de aborrecivel uzo, e as cazar m.to altas com o horro que das suas alturas se tem concebido; não obstante poderse dizer, q̃ este horror hade ser de pouca duração, porq̃ em fazendo algũa pessoa veneranda edif.o de mayor altura de dous pav.tos logo outras de qualquer veneração a irão imitando, e consequentem.te todas as q̃ tiverem com q̃ o fazer; porq̃ ao mesmo passo q̃ vai esquecendo o horror do terremoto, se irá esquecendo o da ley dos dous pavim.tos. Sirva de exemplo a ley do alinham.to p.a q̃ as cazas q̃ se renovassem, se recolhessem até q̃ as ruas ficassem em certa largura, com a da rua dir.ta das portas de S. C.na onde se executou athé certo tempo, e se não continuou em algũa das cazas q̃ depois se renovarão ou se edificarão de novo.

10. — O 2.º modo, ainda q̃ attende á formosura da cid.e p.lo q̃ toca a largura das ruas, tem o defeito de se não acautelar contra o flagello dos terremotos nas alturas dos