Página:Manuel da Maya e os engenheiros militares portugueses no Terremoto de 1755.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre

bro de 1754, e quatrocentos mil reis mais de ordinaria que lhe mandei continuar por Alvará do d.o dia 18 de Dezembro de 1754. Belem 30 de Julho de 1756. Rubrica del Rey N. S. — Reg.da a fl. 56.


Manoel da Maya foi nomeado mestre de campo general por carta patente de 24 de janeiro de 1758, e sargento mor de batalha pela carta patente de 12 de janeiro de 1760.

Entre os trabalhos que ao distincto engenheiro foram confiados, estão os do hospital das Caldas da Rainha. D'isso dá noticia esta carta que se conserva na propria lettra de Manuel da Maya.

Senhor

No anno de 1706 se entregarão no Tribunal da Meza da Consciencia que tem o governo do Hospital das Caldas da Raynha, quarente mil cruzados em fazendas p.a do seu producto se formar a convalecença p.a os doentes pobres, que se vão curar ao d.o hospital, e com effeito chegou a haver dous mil cruzados de renda por anno produzidos da redução que se fez das taes fazendas; mas no anno de 1750 ultimo em que Mag.de Fidelissima S.or Rey D. João Quinto quiz continuar aquelle remedio, senão achava fabricada a convalecença, o que o Mesmo Senhor determinou se executasse; e com esta firmeza principiei a mandar conduzir alguns materiaes p.a a tal obra; e por q o dito Tribunal mandou ao seu Architecto fizesse planta p.a a tal convalecença, e este a fizesse, e se formasse consulta pella Mesa da Conciencia, desta consulta se me deo vista p.a eu responder o que me parecesse; e porq̃ achei q̃ se devia regeitar huma janela que se queria abrir em huma casa pertencente ao commodo das Religiosas, e o haver que nas janelas de tal convalecença se intentara fazer de mais despesa e feitio q̃ o da Frontaria do Hospital, o declarei assim na minha resposta declarando os inconvenientes que havia nas ditas duas couzas: e en-