Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre
_95_

n'este caso. A mulher, inspirada em ideias que a transformaram em obreira da redenção, tem a sua fé, alimenta-se d'ela, é feliz, d'aquela doce felicidade que sabe encontrar conforto na dôr e no sacrificio, que desabrocha em luz e amor. Emquanto que ele viverá n'um isolamento interior e exterior que mina as seivas da vida, que irascibiliza cada vez mais as criaturas, que é esterilidade, que semeia o mal-estar entre aqueles que estão em contacto com esses doentes da nevrose social.

Ela sentia esse exilio. Mas não podia dominar a impressão que lhe adoecia o corpo e a alma no convivio directo com uma natureza oposta. Invadia-a uma depressão moral e fisica que a estremecia mortalmente como se estivesse em frente de um instrumento de tortura.

N'esse ponto não lhe pertencia a si constranger a vontade, embora se empenhasse em esforços para o conseguir. Era decerto dos dominios das leis fisicas esse choque doloroso que produzia reacções negativas para proclamar os direitos da verdade. Mas á distancia, ¡que infinita piedade sem remorsos lhe estremecia o coração!