Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/152

Wikisource, a biblioteca livre
_146_

Já sofri esse mal. Já caí d'essa queda. Mas reagi, mas levantei-me. Confrange-me hoje a recordação da fase esteril da minha vida em que desumanizada, inferiorizada, concentrada na cobardia infima do meu eu, alimentei pensamentos suicidas e me definhei de desesperos intimos. Desconhecia a grandeza da vida moral e espiritual. O destino tinha-me fechado as suas portas. Ignorava a beleza agridoce da dôr que define no martirio os sentimentos de eleição. Mas venci-me, e triunfei. Adquiri o direito de apontar aos desalentados o caminho do salvamento.

E' certo que tinha em mim uma força ― o instinto. Mas todos podem crear uma outra força, estudando-se. Eu apliquei por instinto á minha queda moral, as teorias que ha dias li n'um belo livro La éducation de soi même de Dubois. Os que não tiverem esse natural estimulo procurem-n'o na sugestão dos bons livros, dos espiritos educados, das almas retemperadas na experiencia, na adversidade e no exercicio da vida util e sã.

Eu venci-me e venço-me tenazmente. Ainda hoje o faço trabalhando febrilmente, exgotantemente, sem gloria nem pro- veito material. Mas tenho a gloria e o