Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/155

Wikisource, a biblioteca livre
_149_

E' tempo, soou a hora grave e tremenda em que é forçoso que enimudeça a voz dos conservadores e dos rivais do valor feminino.

E' urgente que reconheçam que em todos os movimentos progressivos das nações adiantadas que honram e ennobrecem a civilização, é concedido á mulher o direito de colaboradora inteligente e infatigavel das obras de solidariedade. A' medida que o elemento feminino se integra na função social, reconhece-se que ela é a alma vivificante de todas as instituições, a sua força inspiradora, a centelha do amor, o exemplo da obstinação, da resistencia e da audacia empreendedora e inicial. Em Portugal perdem-se valores anonimos, preciosos concursos de inteligencia, de sentimento que vegetam no desconhecido e se inutilizam nas dificuldades e a revolta de seu esforço impo- tente. E' tempo, é a hora solene da guerra mundial em que a trombela da justiça deve lançar ao mundo o alarme da razão.

Retraiam-se as inepcias de concepção que argumentam que a mulher só tem lugar entre o fogão e o açafate das piugas. A mulher inteligente, instruida nos engenhos da ordem, do metodo, e da di-