Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/159

Wikisource, a biblioteca livre
_153_

pção psicologica a que póde chamar-se torpór da razão. E' raro ver um nome de mulher fazer parte de qualquer movimento de solidariedade ou de progresso em associação com o elemento masculino. A mulher de valor tem pouca representação, embora afirme esse valor. Tem autoridade o mais boçal dos caeiques politicos. O criterio da mulher que sabe pensar é desdenhado. O Estado sustenta milhares de subordinados que esgotam o tesouro. Para a mulher que trabalha pela educação moral, não ha protecção nem consideração, porque se reputa dispensavel o seu esforço.

Prouvera ao destino que em vez de acusar eu louvasse com fervor e reconhecimento em nome dos interesses humanos. Mas na minha ardua luta, nenhuma força oficial me tem dado alento. Retraímento, desdem, incompreensão. De resto, a convencional consideração de louvor, que é cortesia. ¡E que paiz mais carece da obra da educação moral!

Mas é o preconceito, sempre o preconto, a eterna e nefas rotina, a tradição, o erro, o obscurantismo algemando forças que libertariam escravos, mutilando gestos que cultivam obras, mirrando seivas