Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/164

Wikisource, a biblioteca livre
_158_

milando-os sobre a inconsciencia dominante, que representa o cativeiro da humanidade, é um verdadeiro delito social. Imaginando render culto ao Belo, renega-se a religião do Bem.

Partindo d'estes principios ― o Reflorir de João Grave deve merecer a consagração de todos os criticos e de todos os espiritos libertadores. A rede ideologiea d'esta obra, abrange um dos mais graves problemas de sociologia. Conglobam-se na sua tese, por assim dizer, as principais eausas ligadas á degenerescencia fisica e moral da sociedade contemporanea.

Dentro da prostituição cabem prejuizos sem conta. Medra a corrupção das consciencias e de organismos já hereditariamente decompostos por causas semelhantes. Medra o crime, cresce o vicio, recrudesce a perversão dos costumes. Trabalhar pelo saneamento d'esse mal pestifero, e de outras doenças sociais, é para todo o artista um scetro de supremacia humanitaria.

Sendo assim, todos os criticos deviam pôr em fóco o alcance de livros que combatam erros e vicios, embora lhes fique o direito de apreciar a feição literaria sem prejudicar o efeito da ideia e dos seus in-