Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/166

Wikisource, a biblioteca livre
_166_

tas naturalistas que transformam a interpretação da vida mergulhada em erro por um passado tradicionalista, devemos avançar para a claridade do futuro alimentada pelo combustivel da justiça, coroada pelo resplendor da bondade, cristalizando em reflexos de salutar e verdadeira civilização. Aqui está a razão por que o livro de João Grave é para mim um Evangelho de luz, embora alguem pretenda apontar-lhe defeitos literarios. Antes a beleza da ideia suprindo a arte pura do que a arte pura servindo ideias falsas.»

 

A's considerações anteriores acrescentarei mais um resumo de argumentos sobre as responsabilidades de sabios e artistas na obra da refundição social.

A verdadeira arte, a verdadeira sciencia, é fazer reconhecer á humanidade os erros em que vegeta, os vicios e habitos que a degradam e infelicitam; é aplicar a quimica da razão dentro da emoção como reagente evolutivo; é arrotear a gleba rude para a germinação de principios renovadores que criem gerações felizes segundo as leis da natureza e em relação aos bens que ela nos oferece para