Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/173

Wikisource, a biblioteca livre
_167_



Mas, cada um dá o que tem, diz o adagio. E seria da minha parte uma cobardia, um retraímento egoista, delinquente, não expôr á critica a minha pobre e imperfeita prosa, renunciando á devoção de divnlgar ideias belas e humanas e cuja difusão é de incontestavel alcance no futuro das sociedades. Justificam-se na carencia de condições todos os defeitos da minha obra.

A's minhas proprias e exigentes concepções de arte não satisfaz o trabalho que realizo. ¿Mas em que circunstancias o produzo? São tão extraordinariamente anormais, que só as explica um fenomeno de fé realizando um milagre de resistencia. Com alguns anos apenas de exercicio literario, lendo pouco, sem boas revistas, sem viagens, continuamente perturbada pelas responsabilidades e dificil solução de toda a minha vida moral e material, ¿poderia fazer obra perfeita?

Tem-me valido sómente a actividade laboriosa do espirito e dos movimentos decisivos e rapidos, assim como a força do instinto que apreende com facilidade, talvez por fenomeno de adivinhação, o