Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre
_69_

O aniquilamento da vontade. O horror á solidão. Emfim o triplice efeito do prejuizo fisico, moral e material, destruindo, devastando, ennervando.

Um dia, depois de tantas maguas sobrepostas, sucumbiu. Assaltou-a a resolução de emigrar. ¿Que era ela n'aquela casa? Um automato. Uma força convertida em fraqueza. Um sêr apagado, sem prestigio, desrespeitada perante os serviçais, e por eles desrespeitada pela mesma razão; sem nenhum poder moral ou material dentro de casa. Requeimada de penas, ulcerada de injustiças, sucumbida de tristeza, agitada de revoltas consumidoras, e asfixiada n'um desconforto de isolamento atróz, sem carinho, sem ternura sem distracções, concentrada horrivelmente no efeito das suas tormentas, a sua vida atingiu o quilate de um desespero indescritivel.

Entrou no periodo das crises nervosas. Invadia-a uma horrivel hiperestesia. E tudo em volta d'ela era negativo. Ninguem que compreendesse aquele estiolar de vida nascida para vibrar, para criar, para se expandir em luz, em calor, em harmonia.

Uma rajada agreste desfibrára a haste